mai 23, 2017

Por que a sua empresa deve praticar o Gifting

gifting

Você pode dizer que o papel de uma empresa é prestar bons serviços e oferecer os produtos certos para o seu público-alvo. Mas e se ela puder fazer algo a mais, proporcionando fortes emoções e experiências inesquecíveis aos clientes? Essa atitude fideliza, viraliza e ajuda a construir uma relação muito mais forte, duradoura e rentável entre a empresa e as pessoas impactadas por essa abordagem diferente. Esse é o principal objetivo do gifting, uma nova estratégia de marketing que já está rendendo bons frutos para muitas marcas que, literalmente, pensam fora da caixa. Saiba mais sobre o conceito e entenda a importância da prática do gifting na sua empresa.

O que é gifting?

O gifting tem como objetivo agregar valor a um determinado item, seja ele um produto que será comercializado ou um brinde que será distribuído para clientes e funcionários, por exemplo. E isso é feito de forma relativamente simples: trabalhando com muita criatividade na apresentação do objeto em questão. Um laço, uma fita de cetim ou um design de embalagem mais elaborado são algumas das práticas mais utilizadas pelas empresas. Com certeza uma edição especial de algum produto já chamou a sua atenção nas prateleiras, graças à sua apresentação diferenciada, mais chamativa.

A importância do inesperado

Se uma embalagem especial, bem planejada, já se destaca para quem está comprando o produto, imagine para quem o recebe como presente! Esse “mimo” amplifica a emoção de uma forma muito forte. Quando recebemos algo e vemos que aquele presente recebeu uma atenção especial, mesmo que esse detalhe seja apenas um belo laço envolvendo o produto, atribuímos um valor ainda maior ao item e à situação como um todo. A explicação para esse sentimento é científica: um estudo publicado pela revista New Scientist mostrou que, assim que fazemos contato visual com um embrulho bem atrativo, são ativadas as áreas no cérebro responsáveis por dar significado às coisas. Ou seja, ocorre um verdadeiro turbilhão de emoções positivas na nossa mente e esse momento fica marcado por muito tempo!

O que os números revelam

Os sentimentos de quem dá ou recebe um presente são subjetivos, algo difícil de mensurar. Mas os resultados nas vendas e os dados de pesquisa são bem claros e comprovam a eficácia do gifting. Em uma pesquisa exploratória realizada pela própria PH FIT, identificamos que os consumidores estão dispostos a pagar até 15% a mais por produtos que contenham uma fita ou um laço em suas embalagens. Os lucros das empresas também são diretamente impactados quando há uma mudança nas apresentações de seus produtos: segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), 75% das empresas que investem no design das embalagens – seja nos produtos padrões ou nas edições especiais – apresentam um aumento no total de vendas. Isso se deve ao grande destaque que esses produtos recebem no ponto de venda, em comparação aos seus concorrentes. Se o consumidor é facilmente atraído pelo seu produto na prateleira, a chance de ele realizar a compra é de cerca de 85%, segundo a Associação Brasileira de Embalagem. Os números não mentem: o gifting é, de fato, uma ótima estratégia para melhorar os resultados da sua marca!

Que tal apostar colocar todas essas ideias em prática e apostar no gifting como uma tática para conquistar e fidelizar ainda mais clientes? Fale com a nossa equipe de Design Assist e conheça as melhores opções para a sua empresa.

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