set 22, 2015

O uso das fitas de cetim

Elas podem ser encontradas em diversos lugares, vão da cabeça aos pés, em móveis, roupas e sapatos. Há um mundo de possibilidades em sua utilidade, além de terem muita história, tantas, que quase nem se sabe direito como e onde surgiram. Presentes no dia a dia, as fitas de cetim oferecem várias formas de uso. Possui diversas espessuras, modelagens, padronização e diversas finalidades. Seu aspecto refinado confere ares diferenciados quando usadas como acabamento em roupas e artigos de decoração.

A fita de cetim é um artigo facilmente encontrado, com valor acessível e muita beleza, perfeito para incrementar qualquer trabalho manual que queira realizar. Seu manuseio é muito simples e possui inúmeras possibilidade de aplicações: costura, colagem, amarrações, bordados etc.

O seu tecido base é o cetim, que originou-se na China e é uma variação da seda, feita em tramas bem fechadas. Reconhecido por ser um tecido luxuoso, o cetim é mais usado para roupas de noite e é altamente recomendado pelos alfaiates por sua classe e caimento. Ele também foi usado para cobrir móveis finos, como o mobiliário ornamentado de Versalhes e muitas peças vitorianas. O tecido sempre foi altamente valorizado em roupas usadas pela realeza e membros do alto escalão da Igreja Católica. Além disso, foi, e é usado por bailarinas em sapatilhas de balé e sapatilhas de ponta.

Mesmo sendo um artigo antigo, passou por várias mudanças, graças à tecnologia e sua utilização em vestuário ou trabalhos manuais continuam os mesmos, tendo seu uso em novos tipos de materiais ou na decoração.

Experimente as possibilidades que as fitas podem oferecer. Explore os bordados, elabore flores para aplicações, acabamentos em toalhas e mantas, decoração na parede, em embalagens de presente e acessórios para cabelo. Em épocas de férias das crianças, aproveite para fazer vários trabalhos manuais com eles.  Use as fitas para compor artesanatos variados.
Para inspirar-se, acesse o site Clube de Artesanato da PH FIT.

 

fita cetim fita progresso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *