nov 24, 2015

O laço como símbolo de diversas lutas

Os laços estão presentes em nossas vidas e dizem muito, esses laços possuem vários significados, desde carinho, manifestação, solidariedade, confraternização, uma forma sutil de dizer que apoia uma causa ou que se identifica com algo.

O primeiro laço de representação relevante na história foi o laço amarelo, apresentado numa marcha cantada pelo exército dos Estados Unidos. Em 1917, George A. Norton interpretou a canção pela primeira vez, chamada “Round Her Neck She Wears a Yellow Ribbon”, que dizia: amarre uma fita amarela ao redor de um antigo carvalho, referindo-se ao uso de mulheres que usavam essa prática como forma de mostrar devoção a alguém na cavalaria e acabou tornando-se uma demonstração de saudades e pedidos de volta para a casa.  Em época de Segunda Guerra essa canção foi entoada por diversas pessoas, como forma de apoio aos soldados que estavam lutando na Europa.

Muitos anos se passaram e a música e o laço voltaram a ser usados. Penney Laingen, esposa de um soldado refém da Guerra no Irã, em 1979, foi a primeira pessoa a usar o laço como um símbolo de alerta. Penney colocou laços amarelos em várias árvores de modo a representar o desejo que tinha em que o seu marido regressasse à casa. Familiares e amigos logo aderiram e a fita amarela virou um símbolo usados por soldados na Guerra do Golfo.

Nos anos 90 ativistas da luta contra a AIDS, inspirados pela força e da simbologia do laço, decidiram usá-lo como forma de conscientização e alerta a essa doença que na época assustou o mundo todo. O laço que representa a AIDS é vermelho por representar a cor da paixão. Durante os Tony Awards, o ator Jeremy Irons foi fotografado com um brilhante laço vermelho no peito. Durante a noite, à medida que o público foi assistindo a premiação, o laço foi se tornando um ícone popular.

Como forma de luta, os laços possuem representações importantes e atendem ao imaginário e a tradição popular. Vamos aderir a alguma luta?

Na imagem que ilustra o post, vemos a cor de cada fita e a luta que ela simboliza!

lacos fitas progresso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *