mar 9, 2016

O artesanato como ressignificação do trabalho

O significado do trabalho

Uma atividade tão antiga como o artesanato tem obtido uma ressignificação e tem sido um incentivo econômico para uma grande parcela de pessoas hoje em dia. O artesanato é uma alternativa de trabalho que tem ganhado fôlego com iniciativas como Programa de Artesanato do Brasil (PAB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) a partir do objetivo de transformar a produção artesanal brasileira em geradora de empregos e renda formal.

O artesanato como ressignificação do trabalho

O trabalho, como qualquer atividade humana, é uma atividade carregada de significados que impactam na construção de identidades e papéis, e na redefinição na ordem da vida. Ao longo da história, palavra trabalho ganhou vários sinônimos e associações, tanto positivos quanto negativos, e diferentes aspectos sociais. Com a modernidade, o trabalho virou o centro das atividades, passando a possuir um valor e a movimentar um mundo inteiro. Na sociedade atual, há um movimento de redefinir novas relações de trabalhos, como a volta das atividades artesanais, que possui um significado relacionado à criatividade e à economia.

O trabalho artesanal na Crise

O trabalho artesanal contemporâneo não é apenas mais um trabalho, e sim um trabalho que envolve criatividade, cultura e aspectos que determinam a sociedade, que rompe com o pensamento capitalista que desassocia o saber do fazer, o trabalho manual do intelectual e valoriza a produção personalizada. O artesanato é um agente de inclusão que insere várias pessoas que vivem à margem do mercado produtor, contribuindo para o aumento da renda e empregos.

Com a baixa da economia e a crescente insegurança, muitas pessoas têm visto o artesanato como forma de aumento da renda familiar. Os produtos criados artesanalmente têm também chamado a atenção dos consumidores, que têm procurado esses artigos como forma de entregar um presente mais pessoal e economizar nas despesas mensais, uma alternativa que substitui muitos artigos industrializados, por exemplo.
Há, portanto, uma valorização do artigo feito à mão, que possui um preço às vezes menor e uma qualidade maior. O consumidor contemporâneo é mais exigente, e com isso, procura artigos personalizados e com uma maior durabilidade.

O artesanato é uma atividade que cruzou os anos, e, hoje, faz-se agente de transformação na vida das pessoas que trabalham e o consomem. A preocupação com o meio ambiente também enaltece essa prática, como atitude sustentável que promove não somente a preservação da natureza como a preservação da tradição e memória cultural de determinada comunidade.

A PH FIT apoia e promove o trabalho artesanal por acreditar na significação que esse tipo de atividade promove na vida de milhares de pessoas e na inclusão através do exercício laboral e promovedor de renda e qualidade de vida.

Referências:
Programa de Artesanato Brasil: http://www.smpe.gov.br/assuntos/programa-do-artesanato-brasileiro

SEBRAE: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

UEL: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/12303

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *