jul 27, 2015

Feira Mega Artesanal 2015

Ocorreu em São Paulo, de 30 de Junho a 5 de Julho a 15 ° Feira Mega Artesanal, que reuniu mais de 300 expositores de arte artesanal, atraiu cerca de 100 mil visitantes e se consagrou como a maior feira de artesanato da América Latina. A feira foi realizada no São Paulo Expo (antigo Imigrantes), e contou com expositores do segmento com estandes de artes, comércio e indústria, que mostraram novidades em produtos, ferramentas, técnicas e cursos gratuitos com workshops de artesanato.

Durante todos os dias da feira foram apresentadas inúmeras técnicas como bordados, costura, patchwork, scrapbooking, pintura em tela, crochê, tricô, marcenaria e decoupage. Um dos destaques foi a Casa Mega, em que artesãos, designs e arquitetos decoraram ambientes de uma casa com produtos sustentáveis ou reaproveitáveis.

Composta por 11 ambientes na Casa Mega, a reciclagem foi o foco nesta edição da Feira. Várias ideias eram sugeridas em todos os cantos, inspirando a sustentabilidade. Além de estar super em alta, a sustentabilidade é um recurso que traz melhorias ao meio ambiente e uma forma de economia. Em momentos de crise, a reutilização se tornou parceira criativa de quem procura por uma saída mediante as dificuldades financeiras ou novas perspectivas de vida. Isso que comprovaram os expositores da Feira, que o artesanato está na contramão da crise, pois ele possibilita uma nova geração de renda e trabalho.

O Clube de Artesanato, maior comunidade de artesanato do Brasil, esteve por lá, levando todas as novidades de fitas têxteis, realizou cursos e deu ideias grátis para os iniciantes e para quem já está acostumado a arte e manuseio na criação de peças exclusivas, com toques especiais das fitas. A PH FIT ofereceu cursos com duração de 60 minutos cada, ministrados por artesões reconhecidos por suas técnicas e habilidades, entre eles estavam Leo Mendes, Silmara Godoi, Dani Abdo, Conceição Sudre e Marcelo Darghan.

O intuito da feira é disseminar o artesanato e instruir os artesões em como estruturar seu próprio negócio e movimentar a economia.

Feira de Artesanato

jul 16, 2015

As Fitas Xadrezes

Quando chegam as Festas Juninas! Pensa-se em tudo, preparam as quadrilhas, os doces típicos e principalmente o traje para uma das maiores festas populares do Brasil. Do Norte ao Sul, a festa junina move milhares de pessoas, e, todos os anos, muitos se reúnem em torno de fogueiras e das tradições nas noites de festas. Há quem organize a festa em julho e adotou-se o nome de “festa junina”.

Uma das características presentes nesse tempo é o uso da estampa xadrez em suas variadas padronagens. O xadrez teve sua origem remota, datada na época do povo celta. Mais tarde, outras padronagens surgiram; uma delas é a Tartã, o xadrez presentes nos kilts, vestimenta que simbolizava (e ainda simboliza) os clãs escoceses, diferenciados pelos diversos modelos e cores.

Hoje, a padronagem xadrez vermelha e branca é conhecida por “Medevi square” e é considerada a marca registrada do xadrez sueco, assim, como a padronagem xadrez branca e preta, conhecida como “Vichy”. A estampa Vichy ficou popularmente conhecido quando a modelo e atriz Brigitte Bardot, na década de 50, a usou em seu vestido de noiva. A cidade francesa que leva o mesmo nome da padronagem, Vichy, é uma das principais produtoras dessa estampa.

A associação da estampa xadrez com a vestimenta caipira se deu com a imigração europeia no Brasil, em que vários hábitos e costumes europeus foram introduzidos ao cotidiano do povo brasileiro, sobretudo no interior. A popularização dos costumes caipiras se propagaram com as festividades folclóricas que hoje se mesclam com aspectos lúdicos e teatrais de representação do homem rural.

Mas não só de camisas e vestidos vive a estampa xadrez, ela está presente em diversos usos, como para acabamentos, artesanatos e detalhes na decoração. A PH FIT possui essa estampa em diversas padronagens para compor os usos mais lindos e diversos feitos a partir dessas fitas.

Dê asas a sua imaginação e crie vários artigos para deixar a sua festa junina ainda mais bonita. Experimente usar as fitas na barrinha de panos de prato e toalhas de mesa, e por quê não fazer uma charmosa  trança e incrementá-la com um lindo laço xadrez? Aproveite que o xadrez está em alta e libere sua criatividade! A PH FIT possui o Clube de Artesanato com diversas ideias para você colocar seu lado artístico em prática!festa junina fitas progresso

jun 19, 2015

Gifting: nova ferramenta de marketing

Embalagem presenteável amplia a percepção de valor em 15%

Embalagem presenteável amplia a percepção de valor em 15%

Embalagem presenteável amplia a percepção de valor em 15%
Prática de comunicação começa a ficar cada vez mais relevante e utilizada no País 15/05/2015
Em pesquisa publicada na revista New Scientist, especialistas afirmam que o cérebro humano passa por um turbilhão de atividades a partir do estímulo visual de um embrulho bonito, produzindo enorme sensação de bem-estar.

Pensando nisso, uma ferramenta de comunicação começa a se tornar cada vez mais relevante. Está sendo cada vez mais utilizada por profissionais de marketing e por aqueles que se dedicam ao desenvolvimento de embalagens: o gifting.

Isto vem sendo aplicado por empresas de diversos segmentos de mercado, incluindo a indústria da moda, cosmética e até alimentícia. Segundo o presidente da ABICAB, Getúlio Ursulino Netto, a embalagem exerce grande influência sobre o consumidor em suas decisões nos pontos de venda, porque é ele quem define qual o melhor presente, o mais bonito e adequado, aquele que vai impressionar. “Por isso, essa inovação é tão importante em nosso segmento, já que o chocolate já se tornou um item presenteável para todos”.

Na opinião da especialista em Design Assist da PH FIT – maior fabricante de fitas têxteis rígidas da América Latina e uma das grandes incentivadoras do gifting no mercado brasileiro -, Gabriela Schultze, quando uma marca se apresenta em uma embalagem presenteável, sua percepção de valor é ampliada, como se estivesse atendendo a uma demanda real do mercado.

Segundo pesquisas da PH FIT, ao se comparar produtos em embalagens tradicionais com os mesmos em embalagens presenteáveis, identifica-se uma disposição do consumidor em pagar até 15% a mais por produtos com um pedaço de fita ou laço aplicado em sua embalagem.

nov 24, 2014

Clube de Artesanato tem novas curadorias de conteúdo para arte e design, artes florais e artesanato em papel.

São Paulo, XX de novembro de 2014 – O Clube de Artesanato (www.clubedeartesanato.com.br), ponto de encontro onde artistas, artesãs, decoradoras, lojistas e todas as pessoas que gostam e fazem artesanato  podem se reunir,  aprender, ensinar, trocar experiências, promover seus trabalhos e conquistar clientes, está ainda melhor.

Depois de inaugurar um visual mais limpo, leve e interativo em agosto, agora o Clube de Artesanato anuncia novas curadorias para oferecer conteúdos ainda mais variados e interessantes: o artista plástico Vlady, o arquiteto e designer Marcos Novak e a professora de Arte Floral Léo Mendes e integram o time de curadores para os conteúdos de arte e design, artes florais e artesanato em papel, respectivamente, reforçando a equipe editorial, coordenada por Cristina Bottallo há dois anos.

Artista plástico Vlady

Vlady, artista plástico especializado  em scrap sculture (escultura em papel), há 20 anos dá cursos, consultorias e encanta com sua arte em papel. Vlady se define como um eterno estudioso desta matéria prima e  todas as possibilidades que ele apresenta.“Com este canal no Clube do Artesanato vou  divulgar as técnicas que tenho conhecimento e  abrir mais uma oportunidade para  que todos possam expressar através desta arte tão reveladora“, comenta Vlady.

Designer de Moda Marcos NovakCom formação em arquitetura, que considera como um campo muito vasto de atuação criativa, Marcos Novak há alguns anos iniciou uma nova fase, como designer de moda, criando e projetando bolsas. Segundo ele que é sócio proprietário da MNOVAK, atuar como curador do Clube de Artesanato representa um feliz encontro de conceitos já estabelecidos em seu trabalho e também uma busca por novas idéias para serem ampliadas e aplicadas em infinitas possibilidades formais.

Florista Léo Mendes

Léo Mendes, florista formada pela Escola Ibero Americana de Arte Floral, com sede na Espanha, é sócia proprietária da Escola de Formação de Floristas Léo Mendes e Tania Santos e atua no segmento de flores há mais de 23 anos, sendo presidente do conselho e uma das fundadoras da ABAF – Academia Brasileira de Artistas Florais. “É um prazer enorme estar no Clube de Artesanato. Tenho certeza de que iremos trocar experiências fantásticas“, diz Léo.

Artesã e Artista Plástica Cristina BottalloArtesã e artista plástica, Cristina Bottallo se dedica ao trabalho com artes manuais há 20 anos. Além de manter seu próprio ateliê, ela participa de exposições, dá aulas, faz serigrafias e é ilustradora de livros infantis, entre outras atividades. Já publicou revistas com suas técnicas e atuou como consultora no segmento de pintura decorativa.

Curadora do conteúdo de Artesanato do Clube desde setembro de 2012, ela também promete novidades nessa fase com novos curadores: ”vamos inovar trazendo conteúdos temáticos e colaboradores antenados com as tendências de nosso segmento, mantendo sempre nossa dinâmica de apresentar o passo-a-passo, vídeo-aulas, dicas especiais e ideias criativas”.

O Clube de Artesanato é ideal para iniciantes,  admiradores ou para quem já faz das artes manuais sua fonte de renda. “É uma vitrine para artistas, artesãs e decoradoras, que podem expor gratuitamente seus trabalhos, tornarem-se conhecidas e divulgarem suas criações“, diz Lucas Ferreira, gestor de marketing da PH FIT, detentora da marca Fitas Progresso, idealizadora da comunidade criada em 1994, inicialmente off-line e que hoje  é um portal de conteúdo diário, mantido por  uma equipe interna e por artesãos cadastrados em todo o país.

Confira os conteúdos do Clube do Artesanato assinados pelos curadores em http://www.clubedeartesanato.com.br/conteudos-do-clube/editorial.

O Clube de Artesanato também está presente nas principais mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Para fazer parte dessa comunidade, basta acessar o site www.clubedeartesanato.com.br e se cadastrar gratuitamente.

Acompanhe o Clube de Artesanato nas mídias sociais:

Facebook Instagram Twitter
out 7, 2014

PH FIT mantém política de redução permanente de consumo de energia e insumos.

Os índices de redução variam entre 9% e 28%.

Nova Odessa, Setembro 2014. Com a proposta de atingir as metas de redução de consumo de energia elétrica, insumos e matérias-primas propostas por seu Comitê de Sustentabilidade, a PH FIT,líder na América Latina na produção de fitas têxteis rígidas, adotou diversas estratégias focadas na sustentabilidade da empresa e de seus colaboradores. Uma delas, relativa ao consumo consciente de energia elétrica proporcionou uma redução de 9,5%, o que representou uma economia de 161.670 kw num período de 7 meses.

“Se considerarmos que cada brasileiro consome por mês 157 kwh, a economia até agora equivale ao consumo de mais de 1.000 pessoas no período. O importante é lembrar que apesar da diminuição no consumo de energia elétrica, aumentamos nossa produção, ou seja, a PH FIT está produzindo mais com menos recursos”, explica Lucas Ferreira, do Departamento de Marketing da empresa.

Outro item que faz parte do programa de sustentabilidade da PH FIT é o consumo de lenha, utilizada na operação da indústria. Até o final de Agosto a empresa registrou uma redução de 556 metros cúbicos, o equivalente a 19 caminhões de lenha que deixaram de ser queimados.

A PH FIT registrou ainda, 20% de redução no consumo de gás, e, 28% em químicos/corantes. No caso do gás, a economia equivale a 400 botijões de 13 kgs usados nas residências. A empresa continuará seu programa de redução com metas ainda mais arrojadas nos próximos 6 meses.

Estas e outras ações em prol do meio ambiente, realizadas pela PH FIT, estão descritas em seu site, no endereço http://phfit.com.br/noticias/.

 

Assessoria de Imprensa

Liliam Benzi – ldbcom@uol.com.br

Fone (11) 4412-0813  ou (11) 99989-1597

 

Departamento de Marketing

Lucas Ferreira – lucas.ferreira@ph-fit.com