ago 10, 2016

Exportação de artesanato

Exportacao de Artesanato

O artesanato brasileiro é muito rico e tem ganhado o mundo. E não é apenas pela arte de cada região do Brasil que ele tem chamado a atenção, mas pela qualidade e a criatividade dos artesãos que se dedicam em sempre manter as tradições de seu povo, através de pesquisas, no retrato da alegria e espontaneidade tão inerentes ao brasileiro. Exportar não é mais uma coisa inatingível, está em suas mãos.

Como forma de ampliar os negócios, a exportação é uma ótima estratégia. Mas antes de tomar qualquer decisão é necessário um planejamento consistente para conhecer o mercado em que se pretende ingressar.

Primeiramente, conheça o seu futuro consumidor. É interessante conversar com o importador para conhecer melhor o seu país e a cultura do consumidor em potencial. O produto deve ser compatível com as exigências desse mercado consumidor que muitas vezes não são semelhantes às do mercado brasileiro.

Antes mesmo da produção do produto, é imprescindível se pensar sobre a rotina administrativa de exportação. Há regras que devem ser consideradas, como as limitações de produtos e barreiras alfandegárias no estrangeiro.

Para levar seu artesanato ao exterior é importante conhecer os vários caminhos que podem ser percorridos, como parcerias, ONGs, cooperativas, associações, consórcios de exportação que dão o suporte necessário, amparo e contatos importantes para o desenvolvimento dos negócios.
Faça da pesquisa de mercado a sua aliada, pois assim o empreendedor poderá saber se o produto terá sucesso no mercado almejado. Há empresas que oferecem esse tipo de serviço ou se preferir, pode ser feito pela própria pessoa.

As informações são a porta de entrada para o empreendedorismo bem-sucedido. As métricas, estatísticas, a identificação do perfil consumidor, tratamento tarifado, quais são os acordos comerciais entre o Brasil e o país final, quais são as normas técnicas e legislativas para o produto ser comercializado são algumas opções de questionário.

Agora, prepara-se para ganhar o mundo e levar o melhor do artesanato brasileiro a terras estrangeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *