jul 16, 2015

As Fitas Xadrezes

Quando chegam as Festas Juninas! Pensa-se em tudo, preparam as quadrilhas, os doces típicos e principalmente o traje para uma das maiores festas populares do Brasil. Do Norte ao Sul, a festa junina move milhares de pessoas, e, todos os anos, muitos se reúnem em torno de fogueiras e das tradições nas noites de festas. Há quem organize a festa em julho e adotou-se o nome de “festa junina”.

Uma das características presentes nesse tempo é o uso da estampa xadrez em suas variadas padronagens. O xadrez teve sua origem remota, datada na época do povo celta. Mais tarde, outras padronagens surgiram; uma delas é a Tartã, o xadrez presentes nos kilts, vestimenta que simbolizava (e ainda simboliza) os clãs escoceses, diferenciados pelos diversos modelos e cores.

Hoje, a padronagem xadrez vermelha e branca é conhecida por “Medevi square” e é considerada a marca registrada do xadrez sueco, assim, como a padronagem xadrez branca e preta, conhecida como “Vichy”. A estampa Vichy ficou popularmente conhecido quando a modelo e atriz Brigitte Bardot, na década de 50, a usou em seu vestido de noiva. A cidade francesa que leva o mesmo nome da padronagem, Vichy, é uma das principais produtoras dessa estampa.

A associação da estampa xadrez com a vestimenta caipira se deu com a imigração europeia no Brasil, em que vários hábitos e costumes europeus foram introduzidos ao cotidiano do povo brasileiro, sobretudo no interior. A popularização dos costumes caipiras se propagaram com as festividades folclóricas que hoje se mesclam com aspectos lúdicos e teatrais de representação do homem rural.

Mas não só de camisas e vestidos vive a estampa xadrez, ela está presente em diversos usos, como para acabamentos, artesanatos e detalhes na decoração. A PH FIT possui essa estampa em diversas padronagens para compor os usos mais lindos e diversos feitos a partir dessas fitas.

Dê asas a sua imaginação e crie vários artigos para deixar a sua festa junina ainda mais bonita. Experimente usar as fitas na barrinha de panos de prato e toalhas de mesa, e por quê não fazer uma charmosa  trança e incrementá-la com um lindo laço xadrez? Aproveite que o xadrez está em alta e libere sua criatividade! A PH FIT possui o Clube de Artesanato com diversas ideias para você colocar seu lado artístico em prática!festa junina fitas progresso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *