ago 1, 2016

A importância do rótulo para a comunicação da embalagem

A importância dos rótulos nas Embalagens

Numa gôndola de supermercado ou em prateleiras de lojas, todas as embalagens são iguais. As diferenças estão nos rótulos, eles sim, fazem a diferenciação de vários mesmos produtos em um único e reconhecível.

As embalagens têm o poder de se comunicar com o consumidor e se fazer necessárias em meio à oferta de tantos outros produtos. Por meio das linguagens verbal e não-verbal os discursos da marca inseridos nas embalagens são incutidos de coesão, mitificação e ideias sugestivas que terão um forte apelo no comportamento social. Através da retórica da publicidade, as embalagens falam a ideologia que a empresa ou a marca querem passar para seu consumidor, fazendo um convite ao consumo.

Neste contexto, a embalagem vai além de uma simples informação. Encontram-se padrões de ideias, conceitos e comportamentos que foram implementadas e melhoradas ao longo do processo de comunicação. Com a evolução da embalagem, também se notou uma mudança em seu caráter: se antes havia uma preocupação com a proteção e armazenamento, hoje, o consumidor quer o além do básico, procura por algo que desperte alguma sensação nele.

O projeto do produto deve agregar um valor ao objeto em questão, seja estético, funcional, técnico, cultural ou emocional. E nesse diálogo homem-objeto são usados texturas, cores, formas, sabores, cheiros, sons e movimentos. O produto não é apenas um produto, ele é um símbolo que desperta os sentidos, pois quanto maior os estímulos às sensações, mais eficientes serão os objetos.
O posicionamento do produto no mercado vai depender muito da embalagem. Com o reconhecimento, o rótulo também informa, com base em pesquisas, conhecimento e tecnologia.

O rótulo é a cara da embalagem que tem o objetivo de atrair o consumidor e dizer como o produto é. Afinal, um produto é apenas um produto, mas com o rótulo, ele pode ser o que quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *